Notícia

Comunicado da ACESIO a classe empresarial sobre o Coronovírus

sexta, 20 de março de 2020
Comunicado busca informar a classe empresarial sobre as medidas que deverão ser adotadas

A ACESIO emitiu na tarde de hoje (19/03) um comunicado a seus associados sobre as medidas preventivas que devem ser adotadas em virtude da disseminação do Coronavírus (COVID-19). 

O comunicado também traz informações acerca do Decreto Nº 3.192 de 19/03/2020 emitido pela Prefeitura Municipal, disponivel para download no link: http://www.acesio.com.br/downloads

Segue comunicado na integra:

 

COMUNICADO

 

A ACESIO – Associação Empresarial de Santa Izabel do Oeste vem por meio deste RECOMENDAR a todos os seus associados e ao comércio em geral que sigam as orientações dos órgãos de saúde competentes, no âmbito municipal, estadual e federal, e da OMS – Organização Mundial da Saúde quanto as precauções que devem ser tomadas para que se evite o contágio e disseminação do Coronavírus (COVID-19).

 

A ACESIO também comunica que TODOS os nossos eventos estão suspensos por tempo indeterminado, ate segunda ordem ou até que a situação volte a correr dentro da normalidade.  Esta medida vem de encontro às orientações recebidas da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná.

 

Comunicamos ainda, que até o momento os decretos publicados no ambito municipal e estadual determinam o fechamente de apenas alguns segmentos do comércio, como shoppings centers, galerias e congeneres e academias e centros de ginástica.  Contudo, lembramos que se novo decreto for publicado exigindo o fechamento de todo o comércio estaremos comunicando a todos.

 

Portanto, pedimos as empresas e aos empresários que fiquem atentos as orientações dos órgãos de saúde e adotem em suas empresas e indústrias algumas medidas preventivas:

 

  • Incentivem os colaboradores a ficar em casa quando estiverem doentes, usar lenços descartáveis ao tossir e espirrar ou usar o braço dobrado, e higiene das mãos na entrada do local de trabalho e em outras áreas onde provavelmente serão vistos;
  • Forneça lenços e recipientes para descarte sem toque para uso dos funcionários;
  • Forneça água e sabão no local de trabalho e disponibilize álcool gel 70% em lugares de grande movimentação de clientes e colaboradores;
  • Forneça toalhetes descartáveis para que as superfícies mais usadas (por exemplo, maçanetas, teclados, controles remotos, telefones, mesas) possam ser limpas pelos funcionários antes de cada uso;
  • Limpe rotineiramente todas as superfícies tocadas com frequência no local de trabalho, bancadas e maçanetas;
  • Manter as áreas de trabalho ventiladas, se possível, com janelas abertas e ar-condicionado desligado;
  • Realize limpeza ambiental de rotina;
  • Se os colaboradores podem exercer as atividades de casa, essa é a recomendação das autoridades sanitárias;
  • Substitua reuniões físicas por reuniões digitais. Use ferramentas como Skype, Google Hangout, Whatsapp e outras para reuniões. Há diversas opções gratuitas;
  • Evite aglomerações em sua empresa. Se puder disponibilize um canal digital (Whats App, Facebook, Instagram ou telefone) para que você possa atender seus clientes com maior segurança.
  • Evitar tocar com as mãos as mucosas de olhos, nariz e boca.

 

 Aos nossos associados segue em anexo o Decreto Municipal Nº 3.192 de 19/03/2020, que dispõe sobre as medidas adotadas pelo município em relação ao Coronavírus.

 

A partir de segunda-feira (23/03) atendimentos relacionados ao Coronavírus em nosso município serão realizados pelo PSF do Bairro Santo Antônio (ao lado do hospital). Também a partir de segunda-feira, os munícipes poderão sanar suas duvidas e realizar atendimento remoto através do numero (46) 98821-7819 da secretaria de saúde.

 

Lamentamos imensamente esta situação, mas as medidas adotadas neste momento são necessárias e, portanto, pedimos a ATENÇÃO, a COMPREENSÃO e a COLABORAÇÃO de todos.

 

Atenciosamente,

 

Guilherme Rafael Cancelier

Presidente da ACESIO Biênio 2018-2020

Fonte: